top of page

Cárie Dentária 

 

O que é a Cárie Dentária?

 

É uma doença infecciosa multi-factorial, caracterizada por uma destruição as estruturas dentárias, que origina cavidades e perdas dentárias.

 

As bacterias que lhe dão origem alomeram-se numa película extremamente aderente às superfícies dentárias e também ao dorso a língua, formando uma estrutura chamada placa bacteriana.

 

A velocidade a progressão daqs lesões é variavel e esta relacionada com factores genéticos, anatómicos, dietéticos, hábitos familiares e sociais, entre outros.

 

A cárie dentária pode levar a sérias complicações na boca, como abcessos, ou em outras partes do corpo, provocano patologias e coração, rins, articulações e noutros orgãos.

 

Como surge a Cárie Dentária?

 

A cárie dentária é uma doença causada pela dissolução ou desmineralização o esmalte dentário, através dos ácidos bucais.

 

Os ácidos são produzidos pelas bactérias a placa bacteriana, durante a fermentaçãoo dos hidratos de carbono, principalmente do açucar, na cavidade oral. Contudo, para que a doença se desenvolva, os ataques ácios devem ser repetidos durante um certo período de tempo.

 

Mesmo assim, a cárie não é uma consequência inevitável.

 

A saliva neutraliza gradualmente os ácidos, proporcionando esse moo a restituição dos ioes e cálcio e de fosfato o meio bucal, contribuindo para o reforço da estrutura o esmalte, ou seja, favoreceno a remineralização.

 

Consequentemente, a cárie dentária desenvolve-se somente quando a intensidade da desmineralização durante o período de tempo, excede a a remineraliazação.

 

Como se previne a Cárie Dentária?

 

A prática e uma boa higiene oral, o uso o fluor, a aplicação e selantes de fissuras e uma redução moderaa no consumo dos açucares são medidas eficazes para a maioria da população.

 

Os hábitos de higiene oral incluem uma técnica correcta e escovagem (realizada 3 vezes ao dia) e o uso e fio dentário/escovilhão após as refeições e principalmente antes de deitar.

 

O Flúor fortalece o esmalte do dente, favorece a remineralização as lesões de cárie iniciais e inibe o metabolismo bacteriano.

 

O selante de fissuras é um método preventivo que consiste na aplicaçãoo de uma resina, com o objectivo e isolar as fissuras dos dentes do seu contacto com o meio ambiente oral, evitando assim o aparecimento as lesões de cárie dentária.

Uma dieta muito rica em açucar leva geralmente a uma alta incidência de cárie. Devem-se, por isso adoptar as seguintes recomendações:

 

1- Disciplinar o consumo e alimentos que tenham açucar (não os ingerir no intervalo as refeições e evitar os mais aesivos).

2- Reduzir a frequencia a ingestão de açucares (de preferencia consumi-los apenas aos fins de semana).

3- Substituir o açucar por eulcorantes: xilitol, sorbitol...

4- Dar a conhecer, o mais tarde possível, o sabor doce às crianças.

 

 

As bebidas açucaradas, ácidas e/ou gaseificadas, ingeridas no biberão, de maneira prolongada e frequente, poem levar ao aparecimento cáries de biberão.

 

Como se tratam as Cáries?

 

Devemos dar importançia ao diagnostico e tratamento precoce a cárie dentária, pois sabemos que, quanto mais desenvolvido o processo patológico mais complexos e dispendiosos serão os procedimentos restauradores.

 

As lesões de cárie inicial, geralmente denominadas lesões brancas, quando diagnosticadas precocemente são frequentemente controladas com tratamentos à base de fluor.

 

Quando existe uma cavidade de cárie, é necessário remover todo o tecido contaminado e colocar uma restauração adequada. Se a lesão de cárie for profunda, poerá ser necessário desvitalizar o dente e colocar uma cora. Por vezes a extracção do dente é indicada, mas a peça dentária deverá ser subtituida por um implante ou por uma protese dentária.

bottom of page